Quando falamos sobre fundadores de startups, “storytelling” e a“pitch deck” são praticamente intercambiáveis.
Mas e quanto à prototipagem?
A prototipagem tornou-se parte integrante dos manuais de histórias de alguns fundadores: um dos quais é Shafqat Islam, co-fundador e CEO da NewsCred. Nós nos sentamos com ele para entender melhor como ele usa o software de prototipagem para guiar sua equipe para o ajuste do mercado de produtos e desenvolver sua visão.
Encontrar o ajuste do mercado de produto
A jornada para alcançar o ajuste do mercado de produtos tem sido um tema abrangente na história da NewsCred.
Nascida da idéia de combater notícias falsas, a empresa mudou antes de investir em sua oferta atual: uma plataforma de marketing de conteúdo corporativo com US $ 90 milhões em financiamento de risco.
Cerca de cinco anos atrás, a empresa se viu em uma encruzilhada: eles estavam crescendo a um ritmo forte, mas o mercado não estava tirando o produto de suas mãos.
Foi quando eles pegaram a antiga caneta e o guardanapo para esboçar uma nova ideia de produto: uma que mudaria completamente a direção da empresa.
“Não somos designers com treinamento em design formal. Estamos apenas tentando criar negócios e produtos que as pessoas usarão. ”
Sentindo-se energizado a partir da sessão de esboço, o Islam rapidamente mudou de um guardanapo para um protótipo de alta fidelidade na InVision. Ele apresentou com sucesso o protótipo aos seus investidores, e foi embora pensando “em termos inequívocos, este era o futuro da empresa”.
Relacionados: Como criar seu primeiro wireframe
Nos seis meses seguintes, os funcionários de toda a empresa em vendas, marketing e sucesso do cliente começaram a usar o InVision. Eles percorreram os clientes através do novo protótipo para obter feedback, fazendo a iteração após a iteração: uma abordagem que permitia que eles se movimentassem rapidamente e, ao mesmo tempo, permanecessem próximos das necessidades do cliente.
Islam explica: “Sem protótipos, teríamos perdido muito tempo e dinheiro e, provavelmente, teríamos construído o produto errado”.
Comunicar sua visão poderosamente
Além de coletar feedback dos clientes para se certificar de que estavam no caminho certo, o Islã também precisava obter adesão dos funcionários e investidores. De acordo com o Islã, a capacidade de um fundador desenvolver uma visão compartilhada mantém a equipe encorajada a avançar, os investidores interessados em assessorar e os clientes animados para participar da visão.
“A visão é uma coisa muito nebulosa”, diz o Islã. “Mas, se você conseguir pintar a imagem do futuro, os funcionários ficarão empolgados e isso deixará seus clientes animados
.
E que melhor maneira de pintar o futuro do que através do design? Depois de meses de interação com o protótipo da InVision, o Islã apresentou seu protótipo final em sua cúpula anual de clientes. Ele se lembra de ter recebido o audível “ooh” e “ahs” da platéia.
Relacionados: 5 dicas de prototipagem que melhorarão seu processo
Depois de uma década de empreendedorismo, o Islã tem um conselho sólido para compartilhar. “Não dimensione antes de encontrar o ajuste do mercado do produto. Designers fazem protótipos o tempo todo, mas fundadores e CEOs também devem fazer protótipos para descobrir o que o produto deve ser. ”